Apresentada à Imprensa no início de 2012, em Barcelona, tive a oportunidade de circular com a Yamaha Xenter 125 no meio do caótico trânsito da capital do motociclismo ibérico.
Uma scooter criada de raíz, à medida das necessidades básicas de quem tenha que se deslocar rapidamente no meio do trânsito urbano, para realizar as mais diversas tarefas do dia-a-dia.
Estilo, máxima segurança e conforto, e a capacidade de levar todas as compras para casa!
A plataforma plana foi desenhada para garantir uma bom espaço de carga entre as pernas, sem pôr em causa a estabilidade do quadro. O motor, de resposta bastante pronta e suave a qualquer regime, é bastante agradável de conduzir, sendo bastante silencioso e praticamente isento de vibrações, apresentando prestações muito boas tendo em conta as devidas proporções de cilindrada. A suspensão traseira foi desenvolvida para proporcionar conforto e garantir um bom desempenho, pelo que apresenta um amortecedor Monocross pouco usual nesta classe. O descanso central, que faz parte do equipamento de origem, foi pensado para ser facilmente usado.
A travagem apresenta uma grande suavidade, em parte pela utilização do sistema UBS de travagem combinada que, ao acionar a manete esquerda, funcionam em simultâneo, o disco de 267mm da roda dianteira e o propositadamente escolhido tambor de 150mm da roda traseira, que garante uma probabilidade de bloqueio muito reduzida proporcionando um bom compromisso entre a eficácia e a suavidade.
A forquilha dianteira acusa bastante a desaceleração, sofrendo de afundamento, apesar de não pôr em causa o bom comportamento dinâmico do conjunto, sustentado pelas jantes de 16’’, a rigidez do quadro e a boa afinação das suspensões.
Acabamentos cuidados, com destaque para a pintura a duas cores, fazem da Xenter uma opção elegante e cheia de estilo. Da gama de acessórios destaca-se a Top Case desenhada de raiz pela Yamaha, o ecrã frontal, com proteções de punho acopladas, e o avental para as pernas, que proporcionou um enorme conforto nos dias frios e chuvosos.
Ficha Técnica
|
Yamaha Xenter 125
|
Engine Type
|
Single cylinder,
liquid cooled, 4-stroke, SOHC, 4-valves
|
Displacement
|
125cc
|
Bore x stroke
|
52.0 mm x 58.7 mm
|
Compression Ratio
|
11.0:1
|
Maximum Power
|
9.2 kW @ 7,500 rpm
|
Maximum Torque
|
11.9 Nm @ 7,250 rpm
|
Lubrication System
|
Wet sump
|
Fuel System
|
Fuel Injection
|
Ignition System
|
TCI
|
Starter System
|
Electric
|
Transmission System
|
V-Belt Automatic
|
Front Suspension
|
Telescopic forks
|
Front Travel
|
100 mm
|
Rear Suspension
|
Swingarm
|
Rear Travel
|
92 mm
|
Front Brake
|
Hydraulic single
disc, 267 mm
|
Rear Brake
|
Drum, 150 mm
|
Front Tyre
|
100/80-16
|
Rear Tyre
|
120/80-16
|
Overall Length
|
1,990 mm
|
Overall Width
|
690 mm
|
Overall Height
|
1,135 mm
|
Seat Height
|
785 mm
|
Wheelbase
|
1,385 mm
|
Min. Ground Clearance
|
140 mm
|
Wet Weight
|
142 kg
|
Fuel Tank Capacity
|
8 litres
|
Sem comentários:
Enviar um comentário