Páginas

domingo, fevereiro 12, 2012

Yamaha Xenter 125




Apresentada à Imprensa no início de 2012, em Barcelona, tive a oportunidade de circular com a Yamaha Xenter 125 no meio do caótico trânsito da capital do motociclismo ibérico.

Uma scooter criada de raíz, à medida das necessidades básicas de quem tenha que se deslocar rapidamente no meio do trânsito urbano, para realizar as mais diversas tarefas do dia-a-dia.

Estilo, máxima segurança e conforto, e a capacidade de levar todas as compras para casa!

A plataforma plana foi desenhada para garantir uma bom espaço de carga entre as pernas, sem pôr em causa a estabilidade do quadro. O motor, de resposta bastante pronta e suave a qualquer regime, é bastante agradável de conduzir, sendo bastante silencioso e praticamente isento de vibrações, apresentando prestações muito boas tendo em conta as devidas proporções de cilindrada. A suspensão traseira foi desenvolvida para proporcionar conforto e garantir um bom desempenho, pelo que apresenta um amortecedor Monocross pouco usual nesta classe. O descanso central, que faz parte do equipamento de origem, foi pensado para ser facilmente usado.



A travagem apresenta uma grande suavidade, em parte pela utilização do sistema UBS de travagem combinada que, ao acionar a manete esquerda, funcionam em simultâneo, o disco de 267mm da roda dianteira e o propositadamente escolhido tambor de 150mm da roda traseira, que garante uma probabilidade de bloqueio muito reduzida proporcionando um bom compromisso entre a eficácia e a suavidade.




A forquilha dianteira acusa bastante a desaceleração, sofrendo de afundamento, apesar de não pôr em causa o bom comportamento dinâmico do conjunto, sustentado pelas jantes de 16’’, a rigidez do quadro e a boa afinação das suspensões.

Acabamentos cuidados, com destaque para a pintura a duas cores, fazem da Xenter uma opção elegante e cheia de estilo. Da gama de acessórios destaca-se a Top Case desenhada de raiz pela Yamaha, o ecrã frontal, com proteções de punho acopladas, e o avental para as pernas, que proporcionou um enorme conforto nos dias frios e chuvosos.









Ficha Técnica
Yamaha Xenter 125


Engine Type
 Single cylinder, liquid cooled, 4-stroke, SOHC, 4-valves
Displacement
 125cc
Bore x stroke
 52.0 mm x 58.7 mm
Compression Ratio
 11.0:1
Maximum Power
 9.2 kW @ 7,500 rpm
Maximum Torque
11.9 Nm @ 7,250 rpm
Lubrication System
 Wet sump
Fuel System
 Fuel Injection
Ignition System
 TCI
Starter System
 Electric
Transmission System
 V-Belt Automatic
Front Suspension
 Telescopic forks
Front Travel
100 mm
Rear Suspension
 Swingarm
Rear Travel
 92 mm
Front Brake
 Hydraulic single disc, 267 mm
Rear Brake
 Drum, 150 mm
Front Tyre
 100/80-16
Rear Tyre
 120/80-16
Overall Length
 1,990 mm
Overall Width
 690 mm
Overall Height
 1,135 mm
Seat Height
 785 mm
Wheelbase
 1,385 mm
Min. Ground Clearance
 140 mm
Wet Weight
 142 kg
Fuel Tank Capacity
 8 litres

Sem comentários: