Páginas

sexta-feira, novembro 07, 2014

R U Ready to Scramble?



Era de esperar que, com tão grande abundância de motos do género "Cafe Racer", a tão em voga tendência "vintage" viesse a ficar enjoada e buscasse algo diferente para alimentar a voragem individualista dos mais suscetíveis às tendências sociais.

Pela sua história, e pela versatilidade que o seu conceito encerra, já se previa que as Scrambler seriam a próxima expressão de uma voraz moda motociclística que definitivamente abandonou as motos desportivas em busca de motos mais fáceis de usar, mais confortáveis, mais descomprometidas, mais personalizáveis e sobretudo menos perigosas e mais bem aceites pela sociedade.

O Merriam-Webster dictionary (www.m-w.com) define Scramble como o acto de trepar ou subir a qualquer lugar de forma fácil e rápida, ou de encontrar qualquer coisa antes de qualquer outra pessoa.

Efetivamente uma Scrambler é uma moto de todo o terreno que, devido à elevada manobrabilidade proporcionada pelo baixo peso, pelo largo guiador e pela grande altura ao solo permitida por suspensões de grande curso, permite alcançar sem dificuldade lugares impensáveis para uma moto de estrada, ultrapassando obstáculos de diversa ordem em diversos tipos de pisos, mesmo por maus caminhos. Este foi um conceito que cresceu e se desenvolveu na década de 60 e, se quiser saber mais sobre as suas origens, pode ver o filme inserido abaixo.


Entretanto a Ducati parece ter acertado em cheio com o conceito que apresentou na Intermot, o Salão de Colónia que decorreu no passado mês de Outubro. Uma gama que compreende um modelo base suscetível de ser personalizado, e três outros modelos já com algum nível de preparação destinados a diferentes tipos de utilização, e que vão estar disponíveis muito em breve nos concessionários da marca, complementados por uma infinidade de acessórios e equipamentos a condizer. Pela afluência que pude constatar no stand da marca no recente Salão de Milão, a Ducati Scrambler pode bem vir a ser o próximo fenómeno de vendas do mundo motociclístico.


Stand exclusivo da Ducati Scrambler na EICMA, Milão 2014





Sem comentários: