Páginas

quarta-feira, novembro 07, 2012

Estrada Nacional 2




A estrada EN2 começa em Chaves e termina em Faro. Muitos troços já desapareceram para sempre, mas ainda é possível seguir esta estrada durante bastantes quilómetros. Originalmente foi desenhada com cuidados de não cansar mulas nem cavalos que puxavam carros e, quando foi alcatroada em 1945, assumiu-se como a estrada mais longa do país, com cerca de 750 km de extensão. Ainda hoje oferece a quem a segue um retrato fiel do nosso país e das nossas gentes.

A minha “febre” pela N2 já vinha de há muito, quando conheci o troço final, o histórico, entre Almodôvar e Faro. Outros pequenos troços foram-se cruzando no meu caminho, até que um dia – em 2009 –  assisti a um programa num daqueles canais que geralmente mais ninguém vê, o 2º Canal. Era uma narrativa do professor João Catarino, um grande artista, que um dia, numa VW “pão de forma”, se fez à estrada desde Chaves até Faro, demorando 5 dias para terminar a viagem. De tal maneira ficou encantado com as paisagens e as gentes que encontrou no caminho que chegou mesmo a publicar um livro ilustrado com os seus desenhos. 

Aos poucos também eu fui tentando acompanhar este traçado realmente magnífico, cheio de curvas e inclusivamente tenho partilhado alguns dos melhores troços, nos roteiros que tenho vindo a assinar para a Revista MOTOCICLISMO. 

Surge entretanto o desafio do evento "N2 – a mais longa estrada", proposto pela Espaços Sonoros, um desafio que tem lugar em finais de Novembro, destinado a  motociclistas experientes, que têm apenas cerca de 12 horas para percorrer todo o difícil percurso.


A abertura do caderno de apontamentos do professor João Catarino

Sem comentários: