terça-feira, janeiro 13, 2015

NSU Bison 2000

NSU Bison 2000


Franz Langer já detinha desde Dezembro de 1998 o recorde de construção de um motor monocilíndrico com 1000cc, o maior alguma vez fabricado. Mas da segunda vez decidiu literalmente duplicar a façanha, e construiu esta monstruosa Bison!

Partindo de um motor de uma NSU Konsul 500, primeiro tentou adaptar-lhe um pistão de um motor radial de avião, com 146 mm de diâmetro, mas o peso de 3,3 kg rapidamente obrigou Franz a mudar de estratégia.

Contactou por isso, o fabricante de pistões MAHLE que anuiu em fazer uma cópia do pistão aeronautico, mas numa liga metálica mais leve. O resultado foi uma significativa redução de peso, para uns meros 1670 g. Com a ajuda de uma empresa especializada, Franz alargou e acrescentou em altura o bloco do motor em 6,6 cm para conseguir encaixar o novo pistão no cilindro e assim conseguir uma cilindrada de 2000cc..

A cambota foi readaptada e pesa uns modestos 34 kg, comparada com o peso total da moto que ascende a 305kg. Para isso também contribui a linha de escape, fabricada em aço inox de 75mm de diâmetro e que não tem silenciador e que deve fazer as delícias dos que gostam de "loud pipes". A Bison tampouco tem motor de arranque, apenas um "kick starter". Apesar da idade avançada, Franz garante que a consegue por a trabalhar!



NSU Konsul 500


E podem vê-la em plena ação no vídeo abaixo:






NOTA:

Entretanto, já há notícia de um motor monocilíndrico com 3000cc de cilindrada.

Veja aqui: http://thekneeslider.com/3000cc-single-cylinder-motorcycle/


E se gosta de motores em grande, ainda há mais este:

http://thekneeslider.com/leonhardt-410-cubic-inch-v-twin-motorcycle/


Fonte: http://sinsheim.technik-museum.de/en/en/nsu-self-building
Enviar um comentário