quinta-feira, novembro 13, 2014

Anke Eve Goldman



Nascida em 1930, Anke-Eve Goldmann foi jornalista para as revistas Cycle World inglesa, Das Motorrad alemã e Moto Revue francesa. Nos anos de 1950, Anne correu em provas de resistência e de velocidade. Para além de pilotar como um profissional, granjeou um estatuto de ícone de moda e estilo. Com mais de 1,80m de altura, dificilmente escapava despercebida, de tal forma que até a sua BMW parecia pequena.

Foi a primeira mulher a conduzir uma moto, equipada com um fato de cabedal completo, que terá sido ela própria a desenhar com a ajuda do estilista alemão Harro, e que terá sido o primeiro equipamento técnico de motociclismo especificamente desenvolvido para senhora.

Foi ela que inspirou a personagem "Rebecca" do mais popular livro do autor francês André Pieyre de Mandiargues, The Motorcycle (1963), posteriormente adaptado ao cinema (1968) para o filme "The Girl on a Motorcycle" (também conhecido por Naked Under Leather ou La motocyclette) em que Marianne Faithfull desempenhou o papel principal ao lado de Alain Delon.

Em 1958 foi uma das impulsionadoras da W.I.M.A. - Women’s International Motorcycle Association ( associação motociclista feminina internacional) na Europa.  Abandonou o motociclismo devido ao trágico acidente de uma grande amiga que nele terá perdido a vida. Faleceu em 2004 depois de ter passado os seus últimos anos a viajar de mochila às costas pelo Oriente

Clique para ver mais fotos de Anke Eve Goldman
Se quiser mais detalhes sobre a história desta fantástica mulher que desafiou as convenções nos primórdios dos anos 60, pode clicar aqui e seguir este link

Ainda pode ver abaixo um excerto do tal filme "The Girl on a Motorcycle" com Marianne Faithfull e Alain Delon

Enviar um comentário