Páginas

segunda-feira, novembro 24, 2014

Board Tracking - as mais loucas corridas do mundo!



Há um ditado que diz que a primeira corrida de motos teve lugar quando pela primeira vez se juntaram duas motos. Pode não ser completamente verdade, mas as corridas de motos são efetivamente muito antigas. Começaram no início do século XX, Tanto na Europa como na América.

No novo continente, a primeira corrida de motos organizada teve lugar em Maio de 1901. Decorreu em Los Angeles, num hipódromo com uma extensão de 1 milha. O vencedor foi um tal Ralph Hamlin que, aos comandos de uma Orient que basicamente era uma bicicleta com motor, venceu os seus três oponentes, completando as dez voltas à pista em 18 minutos e meio.

No velho continente, em 1904, a Fédération Internationale du Motocyclisme criou a Taça Internacional que unia cinco nações (Austria, Dinamarca, França, Alemanha e Inglaterra) e a primeira corrida teve lugar em Dourdan, Franca, em 1905. Por seu lado, o primeiro TT da Ilha de Man teve lugar em 1907.


Aparte das provas em estrada e das provas de "Hill Climbing", por volta de 1910 as Board Track Races eram as corridas mais famosas na América. Eram disputadas em pistas ciculares ou ovais, com o piso feito em pranchas de madeira, um método de construção relativamente barato, apesar de necessitarem de um elevado nível de manutenção. A maioria destas pistas apenas durava três anos pois tornavam-se extremamente perigosas para os pilotos à medida que as pranchas de madeira se iam degradando. Com velocidades que frequentemente ultrapassavam as 100 milhas por hora (160km/h), as falhas no piso e as lascas de madeira projetadas, eram devastadoras para os pilotos em caso de queda, e na ausência de equipamento adequado. Daí estas pistas, originalmente denominadas "motordromes" passarem a ser alcunhadas de "murderdromes" (murder = assassinato).

Apesar de até haver risco significativo para os espetadores, as multidões acorriam em bando para assistir a estas corridas, então alvo de vasta cobertura mediática e que se realizavam praticamente todas as semanas e em vários escalões. Com o aproximar dos anos 30, estas corridas perderam a sua popularidade e foram extintas.

Ficou para a história todo o desenvolvimento tecnológico que proporcionaram às motos do dia a dia, que durante esses anos sofreram avanços fantásticos e uma massificação nas vendas... até o automóvel começar a ser produzido em série!





Sem comentários: