Pois bem, sem chave, que isso é coisa de antigamente (agora a Road King trás um porta-chaves com RFID - identificação por rádio frequência), o novo sistema poupa-nos aquelas cenas macacas de ter que descalçar a luva recém posta, para tirar a chave muitas vezes esquecida no bolso! Assim, a chave serve apenas para imobilizar o botão de contacto e trancar a direcção. Ao afastarmo-nos, o alarme é activado, o imobilizador é accionado e, ao voltarmos a aproximarmo-nos os mesmos são desligados. Em pequenas paragens, basta rodar o grande botão do contacto, para desligar o motor, e mais nada! Maravilha! Vamos lá embora, então! O momento de dar arranque nesta moto é sempre uma celebração! Desde que nos habituemos a algumas pancadas fortes dos pistões logo no momento do arranque, somos imediatamente saudados por uma sucessão de explosões (no caso disfarçadas demais pelos longos escapes (street legal) que se nos entranham e deixam antever quilómetros de prazer. Com um descomunal “clanque” vindo da caixa de velocidades e que nos avisa que a primeira velocidade está engrenada, estamos prontos para arrancar! E que arranque! Basta largar a embraiagem e tirar os pés do chão! Parece que foi ensinada a andar! Podem até levar uma cesta de ovos no lugar do pendura pois o mote desta moto parece ter sido a suavidade! O grande binário disponibilizado (mais de 12 Kg/m às 3.400 rpm) pelo motor de 96 CI (1.573 cc.) dispensa grandes acelerações e, praticamente ao “ralenti”, podemos largar a embraiagem à confiança que lá vamos nós!
A manobrabilidade desta máquina, entre os carros, no estacionamento, a sair da garagem ou em ruas apertadas é grande, mas apenas em termos relativos. Os seus 330 Kgs de peso a seco, e os quase 2,40 mts de comprimento mais a largura de quase duas motos “normais”, é obra. Muita obra! Basta que disso nos esqueçamos e garantidamente vamos dar connosco a pedir ajuda para a puxar para trás! Ainda assim, das “grandes custom” que conheço, este enorme pedaço de vaidade é uma das mais manobráveis, ao contrário do que podia parecer. Contribui para isso a modesta inclinação da forquilha com apenas 26º e um centro de gravidade extremamente baixo, receita para não termos medo de a deixar cair. O pneu traseiro estreito, (de medida específica Harley mas que equivale aproximadamente a um 140 na medida normal) é também responsável pela facilidade com que esta Road King entra em curva e se mantém estável mesmo a baixa velocidade. O guiador bem aberto e não demasiado alto também contribui para o aumento da confiança pois, ao manobrar, temos algo onde agarrar firme. A vibração “típica” que se sente ao ralenti rapidamente desaparece em andamento.
A iluminação é óptima. Contribuindo para isso o grande farol equipado com lâmpada de halogéneo/quartzo de 60W e os seus dois satélites de 35W cada, e que podem ser desligados manual e individualmente. A autonomia do depósito de 18 litros cifra-se nos 250 km para um andamento que, digamos, quase corresponde ao cumprimento do código da estrada, aplicando-lhe apenas todas as desculpas que normalmente inventamos quando vamos com pressa! (Sem exageros claro!) E sem nunca nos privarmos de fazer “bombar”, ainda que discretamente, aqueles escapes sempre que chegamos ou partimos de algum local.
Ficha Técnica: Motor Tipo: 4T, 2 cilindros em V, arrefecido a Ar Distribuição: - Cilindrada: 1584cc Diâmetro x curso: 95,3x111.1 Potência declarada: - Binário declarado: 12.9 kgm/3500rpm Ignição: - Alimentação: ESPFI- Electrónica sequencial Racio de compressão: 9,2:1 Arranque: eléctrico Embraiagem: - Caixa: seis velocidades Transmissão secundária: por correia Ciclística Quadro: Em aço tubular Suspensão dianteira: Forquilha convencional Suspensão traseira: Dois amortecedores com pré carga ajustável por ar comprimido Travão dianteiro: Dois discos de 320mm com pinça de dois pistões Travão traseiro: Disco de 320mm com pinça de dois pistões Roda dianteira: MT90B16 72H Roda traseira: MU85B16 77H Dimensões Comprimento: 2380mm Distância entre eixos: 1610mm Altura do assento: 683,3mm Capacidade do depósito: 22,7l Peso: 332kg Preço: -
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