Páginas

quarta-feira, novembro 12, 2014

Seydou Keïta um fotógrafo do Mali


clique para visitar o site oficial de Seydou Keïta


Seydou Keïta, nascido em 1921, em Bamako, no Mali foi um um fotógrafo autodidacta do Mali. A sua carreira fotográfica começou em 1935, com a ajuda de uma câmara Kodak Brownie Flash oferecida por um tio. Conhecido pelas imensas fotos (sobretudo retratos) que tirou entre as décadas de 40 e 60 do século passado, e que para além de constituírem um registo histórico da sociedade maliana, e da transformação de Bamako de colónia francesa em capital de uma nação independente, são também, hoje em dia, consideradas obras de arte.

Faleceu em 2001, em Paris, e deixou uma vasta obra que merece ser vista por quem gosta de fotografia. Do seu arquivo pessoal constam mais de 10.000 negativos. Trabalhava sobretudo, e por razões económicas, com a luz do dia, e pela mesma razão, apenas fazia um disparo por cada foto. A sua primeira exposição a solo teve lugar na Fundação Cartier, em Paris, há precisamente 20 anos,em 1994.

As motos foram muitas vezes parte dos cenários que utilizava. Abaixo ficam alguns exemplos. Mas não deixe de visitar o seu site oficial.








Sem comentários: